Goiânia foi reconhecida como ‘Cidade Árvore do Mundo’, título conferido pela Organização das Nações Unidas (ONU) os municípios que mais investem na criação e manutenção de áreas verdes em zonas urbanas.
A capital goiana possui 32 parques e mais de um milhão de árvores em pé. Além disso, é o município brasileiro com maior área verde por habitante (94 m²) e detentor do segundo maior quantitativo proporcional do mundo atrás apenas de Edmonton, no Canadá, com taxa de 100 m².
O selo, referente a 2023, é conferido anualmente e o Brasil é o país com mais cidades reconhecidas: 33. A iniciativa é da Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO/ONU) em parceria com a Arbor Day Foundation.
Goiânia tem 205 em áreas verdes e mais de 60 parques. Com suas unidades de conservação, a cidade goiana supera em quase oito vezes a recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) de, no mínimo, 12 metros quadrados de área verde por habitante. São 94 metros quadrados de área verde por habitante, segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010.