Previsão do tempo para semana em Goiás tem onda de calor e chuvas intensas
Nesta segunda-feira, 18, os moradores de Goiânia devem ficar atentos para previsão de chuvas intensas, que podem atingir o volume de até 40 mm. O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) emitiu um alerta, destacando o clima abafado e propenso a pancadas isoladas e tempestades localizadas. Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também alerta para uma intensa onda de calor que atinge todo o país.
Essas condições são resultado da chegada de uma frente fria vinda do Sudeste, que trará alterações significativas no clima da região. Em Goiânia, espera-se um dia quente, com temperaturas oscilando entre máximas de 35 °C e mínimas de 24 °C e rajadas de vento superiores a 50 km/h, além da possível incidência de raios.
Embora outras cidades como Porangatu, Aruanã e Araguapaz também enfrentem condições semelhantes, o temporal deve afetar mais a capital goiana. O Inmet alerta para perigo de chuvas intensas, temporal e onda de calor. Veja abaixo as principais regiões afetadas no País.
De acordo com o Cimehgo, o pico da onda de calor foi no último fim de semana, sábado, 16, e domingo, 17. O clima quente, no entanto, deve permanecer até a próxima quarta-feira, 20, dia em que começa o outono no hemisfério Sul. Até o fim da onda de calor, o Centro-Oeste enfrenta temperatura 5ºC acima da média.
Durante o trimestre de junho, julho e agosto, espera-se que o fenômeno La Niña traga temperaturas mais amenas. Segundo um relatório da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), é nesse período que o La Niña terá seu efeito mais pronunciado. O La Niña é caracterizado pelo resfriamento das águas do oceano Pacífico Equatorial central e leste, resultando em alterações na circulação atmosférica tropical, ventos, pressão atmosférica e padrões de chuva. Essas mudanças podem impactar o clima em diversas regiões do mundo.