Banco Central divulga vazamento de dados de 133 mil chaves Pix e deixa a dúvida
Vazamento de dados de mais de 133 mil chaves pix deixa a dúvida: Quais são seus direitos de indenização? Um aviso emitido recentemente pelo Banco Central colocou em alerta milhares de cidadãos em todo o país. De acordo com o comunicado, Banco Central divulga vazamento de dados de 133 mil chaves Pix, expondo assim os dados bancários de diversos cidadãos.
De acordo com o Banco Central, esse é o sétimo vazamento de dados desde o lançamento do Pix. O sistema de pagamentos instantâneos está disponível no Brasil desde novembro de 2020. O novo vazamento teria ocorrido entre o período de 28 de setembro de 2023 e 16 de março de 2024.
Entre as informações disponibilizadas de forma irregular estavam: nome do usuário, Cadastro de Pessoa Física (CPF) com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta. Segundo o BC, o vazamento das informações teria sido causado por falhas pontuais em sistemas da instituição de pagamento. No entanto, os dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram expostos.
Saiba como agir após o vazamento de dados do Pix:
- Todos os clientes que tiveram as informações vazadas serão avisadas por meio do aplicativo ou do internet banking da instituição;
- Por meio de nota o Banco Central ressaltou que estes serão os únicos meios de aviso;
- Dessa forma, os clientes devem desconsiderar comunicações como chamadas telefônicas, SMS e avisos por aplicativos de mensagens e por e-mail;
- O caso será investigado pelo órgão;
- Caso alguma irregularidade seja constatada, a instituição bancária poderá sofrer com sanções;
- Elas serão aplicadas diretamente ao banco, podendo incluir o pagamento de multas;
- Para os clientes que foram prejudicados, a orientação é de que eles busquem auxílio jurídico;
- Como é responsabilidade do banco manter os dados dos clientes seguros, o caso pode gerar o pagamento de indenização.