A nova diretoria do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) para o biênio de 2024 – 2026 foi empossada nesta terça-feira (30/4) em sessão conduzida, inicialmente, pelo então presidente da Regional, desembargador Itaney Francisco Campos, que empossou o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga no cargo de presidente da Corte Eleitoral goiana.
Também foram empossados o novo vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Ivo Favaro, e os desembargadores José Paganucci e Elizabeth Maria da Silva, que atuarão como juízes-membros substitutos da classe dos desembargadores no Tribunal Pleno. A solenidade ocorreu no Plenário Desembargador Homero Sabino de Freitas, no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).
O novo presidente, Veiga Braga, disse que é natural que os ânimos se exaltem em ano eleitoral, mas que cabe ao TRE lidar com isso adequadamente. “Vamos conduzir isso com muita tranquilidade, evitando excessos, tendo um diálogo franco, aberto, leal, sincero, olho no olho com todos os segmentos”, disse. “Tenho certeza que há maturidade para conduzirmos isso com muita serenidade”, completou.
O desembargador disse que não espera um clima tão tenso como o da eleição de 2022. “O passado não voltará. Tenho convicção plena de que estaremos vivenciando um novo tempo e credito isso à maturidade política. As instituições estão prontas para eventuais excessos”.
Sobre os impactos do uso da Inteligência Artificial (IA) no pleito deste ano, Veiga Braga disse que “isto é uma preocupação e uma realidade”, mas que o Tribunal está “se preparando para enfrentar este momento”. Ele disse que o próprio TRE-GO irá adotar sistemas de IA para combater o uso malicioso da ferramenta durante as campanhas. “Vamos empregá-la e vamos combater estes desvios de conduta”.
Além dos empossados, diversas autoridades participaram da cerimônia, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto, e o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz. Também se fez presente o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), que agradeceu o convite e a presença da advocacia na posse. “O diálogo institucional e o [bom] clima institucional em Goiás trazem bons resultados, acima de tudo, à sociedade e à cidadania”, disse em seu discurso.
O governador Ronaldo Caiado salientou a importância de garantir a transparência do processo eleitoral para que ele não seja “perturbado em um momento tão delicado que nós estamos vivendo”, se referindo ao cenário de polarização política. “Nós ainda não temos uma legislação eficiente para combater as fake news. Essas montagens produzidas pela IA podem destruir uma campanha eleitoral em poucas horas”, completou, afirmando que o momento é muito desafiador, pois é muito difícil restabelecer a verdade após a propagação de uma mentira.