Guarda Civil recebe mais de 2,5 mil armas para reforçar segurança em Goiânia
Durante cerimônia em comemoração aos 36 anos da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM), nesta terça-feira (30/5), a corporação recebeu a doação de 2.650 armas, 58 mil munições e sete viaturas modelo Toyota Yaris. O repasse foi feito pela Polícia Militar, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás, e tem como foco fortalecer o trabalho dos agentes e dar mais segurança aos goianienses.
O evento, realizado na entrada do Paço Municipal, em Goiânia, foi marcado também pela entrega simbólica de 17 carabinas calibre 5.56 (marca Taurus), 2 mil munições operacionais e 10 mil unidades para emprego em treinamento dos agentes. O reforço foi adquirido pela Prefeitura com recursos oriundos de emenda impositiva do presidente da Câmara municipal, Romário Policarpo.
Em discurso, o prefeito Rogério Cruz frisou o papel da GCM, que, ao longo dos últimos anos, “cresceu e se desenvolveu, tendo sempre como foco o interesse em cuidar dos goianienses, em parceria com a Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, e Detran”, disse. “Parabenizo a GCM pelo empenho em guardar a cidade, em proteger os cidadãos, assim como as famílias que vivem na cidade, como a minha, que escolheu Goiânia para viver, e fomos abraçados e acolhidos”, completou, ao anunciar que está em andamento processo para realização de um novo concurso para ampliar o número de agentes da corporação.
Evolução da GCM
Na ocasião, o presidente da Câmara, Romário Policarpo, também destacou os avanços e conquistas alcançados pela GCM, o que inclui a reformulação do plano de carreira da categoria. “É uma vitória que coloca a corporação como uma das cinco instituições mais bem pagas do país. Isso sem contar o adicional de serviço de 12% para qualificação dos agentes, e aposentadoria especial com paridade e integralidade.”
Representando o comandante-geral da PMGO, coronel Marcelo Granja, o subcomandante-geral da PM, coronel Ênio José Carlos Hans, falou do que considera trabalho de excelência na área da segurança em Goiânia, que se soma às ações da PM no reforço à segurança pública. “A parceria entre GCM e a PM realmente faz uma diferença muito grande na sensação de segurança. Goiânia é uma das capitais mais seguras do Brasil, por isso digo que a missão não é fácil, mas estamos desenvolvendo o nosso trabalho com maestria”, afirmou.
Para Ênio Hans, uma Guarda Civil Metropolitana fortalecida, em suas ações de prevenção da criminalidade, ajuda muito no combate, por exemplo, aos homicídios, roubo e furto de veículos. “Reafirmo que a doação do material, autorizado pelo governador Ronaldo Caiado, intermediado pelo secretário Renato Brum, e executado pela PM, vai trazer resultados para toda a sociedade goiana e goianiense”, pontuou.