Goiás enfrenta onda de calor no fim de semana e frio nos próximos dias
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para grande perigo em onda de calor que atinge o estado de Goiás neste fim de semana (sábado e domingo, 11 e 12). Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), haverá predomínio de sol em todas as regiões do estado de Goiás.
O período das chuvas está no fim, e a estiagem, que geralmente ocorre de maio até meados de outubro, se aproxima. “As temperaturas máximas estarão em elevação e a umidade relativa do ar em declínio no período da tarde”, explica André Amorim sobre a previsão para os próximos dias.
Em relação à Goiás, pode-se esperar temperaturas um pouco mais altas, especialmente na parte Oeste e Centro-Oeste do estado. As temperaturas estarão ligeiramente acima da média para esta época do ano, apontou o Cimehgo.
Goiânia
Para a Capital, o Cimehgo indica redução da temperatura nos próximos dias. Conforme André Amorim, as temperaturas começam a cair porque o bloqueio de ar começa a perder a intensidade. ” “Ontem fez 17°C e hoje fez 16 °C. O ar frio avança, mas temos uma massa de ar quente sobre o Brasil central. A massa quente, porém, está mais focada no Paraguai, elevando a temperatura do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul”, explica.
Com a perda da intensidade da massa de ar quente, o ar frio de origem polar começa a chegar de maneira tímida no Estado de Goiás.
Frio da Pecuária
Para a próxima semana, está prevista uma queda de temperatura no estado. Essa mudança ocorrerá devido ao avanço de uma massa polar de ar frio.
No entanto, não é esperada uma forte frente fria, já que não há previsão de chuva para os próximos 15 dias. O metereologista André Amorim explica que será uma queda amena de temperatura, não caracterizando um frio intenso. Entretanto, o ar estará mais gelado que o comum, especialmente nas primeiras horas da manhã. Nem todas as cidades serão afetadas, com Minaçu, Porangatu, Ceres e Itapuranga continuando a enfrentar o calor devido à estiagem e período de seca.
Por outro lado, cidades nas regiões sudoeste e centro-sul do estado, como Jataí, Rio Verde e Catalão, podem experimentar uma queda de temperatura mais significativa, chegando a 12ºC a 16ºC.