A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou nesta terça-feira (14/5), a suspensão imediata da venda de passagens aéreas ao Aeroporto de Porto Alegre (Salgado Filho), que está inoperante após ser atingindo pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Em nota divulgada no início da noite, a Anac afirma que a situação do aeroporto só poderá ser analisada após a diminuição do volume de água no terminal e da avaliação dos danos ocorridos.
A Aeronáutica informou, porém, que vai autorizar a Fraport a suspender por mais 90 dias as operações no local, que só deverá ser reaberto em setembro. A intenção, segundo o governador Eduardo Leite e o ministro Silvio Costa, de Portos e Aeroportos, é desenhar uma operação compartilhada da base aérea de Canoas para que Porto Alegre não fique “totalmente isolada” de voos comerciais.Voos extras
A Latam confirmou que está suspendendo temporariamente a venda de passagens para Porto Alegre. A companhia não informou o prazo para a interrupção, que acontece em “caráter emergencial”. Para atender a demanda na região, a aérea opera de 10 a 31 de maio de 2024 um total de 126 voos extras entre São Paulo (SP) e os aeroportos de Jaguaruna (SC), Florianópolis (SC) e Caxias do Sul (RS).
“A medida foi tomada para manter Porto Alegre e a sua região metropolitana conectada com o restante do Brasil e atendida em suas necessidades de transporte de pessoas e cargas por meio de aeroportos próximos”, segundo a Latam. Azul e Gol também anunciaram reforços na malha aérea para atender a região.
Alteração não terá custo adicional
A Anac reforçou que alterações de voos com destino final ao Rio Grande do Sul não terão custo adicional para passageiros. Não haverá custo para remarcação de viagens com prazo de até um ano da data original. O reembolso ou crédito por cancelamento de voos com destino final alterado será total, sem cobrança de taxas.
A agência disse ainda que as empresas aéreas devem se empenhar para, dentro do possível, transportar os passageiros para o aeroporto mais próximo do local de interesse. A prioridade de atendimento é para os viajantes com bilhetes já emitidos. A opção de reembolso do valor da passagem deve ser oferecida ao passageiro também em dinheiro, e não apenas em crédito para utilização futura.
Como regra geral, as empresas aéreas devem identificar e priorizar o contato com passageiros que estejam com trecho de retorno pendente, seja para o Rio Grande do Sul, seja do Estado para outras unidades da Federação, para definirem preferencialmente suas reacomodações. “Sem embargo, as empresas aéreas devem buscar identificar casos urgentes e relevantes para fins de priorização do transporte”, diz a Anac. (Agência Estado)