TJGO participa de ação de combate ao abuso e violência sexual infantil
Entre os anos de 2019 e 2023 foram registrados no Estado de Goiás cerca de 3,42 mil casos de violência sexual. Desse total, 2.542 registros (74,2%) envolviam menores de 20 anos. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), a violência sexual contra crianças e adolescentes é mais predominante no sexo feminino e 53,74% dos casos ocorre na faixa etária de 0 a 12 anos de idade, enquanto 72,02% deles são registrados na adolescência.
Diante de números tão alarmantes, o Juizado da Infância e Juventude (JIJ) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) participará da campanha nacional Faça Bonito, sobre o combate contra a violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes.
A ação, que envolve diversos parceiros, ocorre no sábado (18/5), dia em que é celebrado o Dia Nacional contra a Violência Sexual Infantil no país, a partir das 8h30 no Parque Lago das Rosas.
A iniciativa tem o objetivo de promover discussões no âmbito familiar e escolar, além de informar, sensibilizar, conscientizar e fortalecer as ações de combate ao abuso e a exploração sexual infantil. Para isso, a campanha conta com o apoio de diversos órgãos públicos além do TJGO, como a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO).
Durante o dia serão promovidas várias atividades para as crianças e adolescentes, como apresentação de coral, circo e palestras. No evento, o Juizado de Infância e Juventude também levará crianças e adolescentes acolhidos para participar da ação.