Ação cadastra famílias de Goiânia para receberem descontos na conta de luz
Na manhã desta segunda-feira (20/5) funcionários da Equatorial Goiás e da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) iniciaram, em 19 terminais de Goiânia e Região Metropolitana, o trabalho de cadastramento de famílias no programa Tarifa Social, que dá descontos de até 65% na conta de luz.
A força-tarefa espera cadastrar cerca de 400 mil famílias – aptas a receber o benefício em Goiás. “Essa ação é para garantir que nenhuma família fique sem garantir desconto na fatura de energia. Dessa forma, será possível ter um alcance ainda maior para todos que estão aptos a receber o benefício”, afirma o gerente de experiência com o cliente da Equatorial Goiás, Hugo Leandro Ferreira
No terminal Isidória, por exemplo, os atendimentos serão feitos até 31 de maio, das 13h às 19h. O cadastramento vai ocorrer por ordem de chegada e é necessário apresentar documento pessoal com foto e a conta de luz. Ao longo das próximas semanas, outros 18 postos serão abertos nos terminais da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) até que os 400 mil beneficiados sejam atendidos.
A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) contempla os inscritos no Cadastro Único do Governo Federal identificados como de baixa renda (com renda mensal por pessoa de até ½ salário-mínimo), quilombolas, indígenas, pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC), ou aqueles com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, que tenham membros com doença ou patologia que exija o uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos em domicílio.
Os descontos na fatura de energia podem chegar até 65% e têm ajudado no orçamento de muitas famílias goianas. São mais de 510 mil moradores cadastrados na Tarifa Social no estado e que aproveitam o desconto para garantir um dinheiro extra dentro de casa no final do mês.
“A Equatorial Goiás entende que nosso papel no Estado vai além de garantir a distribuição de energia com qualidade e constância para as pessoas. A empresa veio a Goiás para cuidar da população, apoiar o desenvolvimento do estado e transformar essa concessão”, destaca o gerente de Relacionamento com o Cliente, André Abrão. O gerente ainda ressalta que a ação da TSEE nos terminais é fruto de uma busca ativa da concessionária em levar os benefícios disponíveis para a maior quantidade de clientes que estão aptos a recebê-los.
Confira o cronograma nos terminais:
Isidória – 20/05 a 31/05 – 13h às 19h
Bandeiras – 03/06 a 14/06 – 13h às 19h
Araguaia – 17/06 a 28/06 – 13h às 19h
Goianira – 01/07 a 12/07 – 13h às 19h
Novo Mundo – 15/07 a 26/07 – 13h às 19h
Paulo Garcia – 29/08 a 02/08 – 13h às 19h
Senador Canedo – 05/08 a 16/08 – 13h às 19h
Parque Oeste – 19/08 a 30/08 – 13h às 19h
Cruzeiro – 02/09 a 13/09 – 13h às 19h
Goiânia Viva – 16/09 a 27/09 – 13h às 19h
Garavelo – 30/09 a 11/10 – 13h às 19h
Maranata – 14/10 a 25/10 – 13h às 19h
Vila Brasília – 28/10 a 08/11 – 13h às 19h
Veiga Jardim – 11/11 a 22/11 – 13h às 19h
Recanto do Bosque – 25/11 a 06/12 -13h às 19h
Hailé Pinheiro – 09/12 a 20/12 -13h às 19h
Trindade – 23/12 a 03/01 -13h às 19h
Vera Cruz – 06/01 a 17/01 -13h às 19h
Padre Pelágio – 20/01 a 31/01 – 13h às 19h
Outros pontos
Além dos terminais, também é possível realizar o cadastro nas Agências de Atendimento Presencial da Equatorial Goiás e nos Centros de Referência em Assistência Social, os CRAS. Mesmo com um crescimento de 15% no ano passado na base de clientes que estão recebendo o benefício, muitas pessoas ainda não se cadastraram e, por isso, a distribuidora intensifica as ações para aumentar o número de cadastrados.
A inclusão de famílias na TSEE dá a oportunidade de direcionar recursos do orçamento familiar destinados ao pagamento da conta de energia para outras necessidades, como alimentação e saúde. Este incremento injetou R$ 133 milhões na economia dos municípios goianos durante o ano de 2023.
Para verificar se já está incluído na Tarifa Social, basta conferir se na parte superior da conta de energia, no espaço Dados da Unidade Consumidora, o campo Classe/Subclasse está preenchido com:?Resid. Bx. Renda. É importante notar que a conta não vem zerada, pois na fatura estão incluídos não apenas o consumo de energia, mas também o pagamento de impostos, iluminação pública e outras cobranças eventuais, como parcelamentos, multas ou juros.
Quem pode se inscrever
A Tarifa Social de Energia Elétrica beneficia os inscritos no Cadastro Único do Governo Federal identificados como de baixa renda (com renda mensal por pessoa de até ½ salário-mínimo), quilombolas, indígenas, pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC), ou aqueles com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, que tenham membros com doença ou patologia que exija o uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos em domicílio.
Onde se cadastrar
– Agências de Atendimento Presencial
– Postos Credenciados de Atendimento Presencial
– Central de Atendimento 0800 062 0196 – ligação gratuita para todo o Estado, 24h por dia.
A família precisa estar com o cadastro único atualizado no Cras e apresentar número da Unidade Consumidora em que reside; documento de identificação oficial com foto; e número de Identificação Social – NIS ou BPC.
Descontos
A Tarifa Social de Energia Elétrica dá descontos no valor mensal do consumo das famílias beneficiadas. Veja os descontos por consumo:
– Para consumo até?30 quilowatts/hora, a redução é de 65%;?
– De 31 a 100 kWh/mês, o valor fica 40% menor;?
– De 101 kWh a 220 kWh, a redução é de 10%;?
– Acima de 220 kWh/mês o custo da energia é o mesmo dos clientes que não recebem o benefício.?
– As famílias indígenas e quilombolas têm descontos maiores
– As famílias inscritas no CadÚnico têm desconto de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês;
– De 40% para consumo a partir de 51 kWh/mês;?
– De 10% para consumo de 101 kWh a 220 kWh.?
– Acima de 220 kWh/mês o custo é similar ao dos clientes sem o benefício.
Vale ressaltar que, para permanecer ativo no programa, é necessário manter o cadastro atualizado. As famílias devem ficar atentas às atualizações periódicas, a cada dois anos, pois as informações do CadÚnico são a base para aprovação e acompanhamento dos beneficiados. Portanto, quaisquer alterações podem impactar diretamente o status dos cadastrados.
O governo convoca o cadastrado para atualizar os seus dados de três maneiras: após dois anos sem atualização; por meio de aplicativos governamentais, SMS ou pelo extrato bancário; e, voluntariamente pelo titular, caso ocorra alguma alteração em seu status.