Câmara aprova em 1ª votação projeto de revitalização do Centro de Goiânia
O Centraliza, projeto de revitalização do Centro de Goiânia, foi aprovado, quase que por unanimidade, em primeira votação na Câmara Municipal nesta terça-feira (28/5). O texto, que teve apenas um voto contrário, agora segue para a Comissão de Finanças para, logo mais, passar pela última votação em plenário.
Relatora da matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a vereadora Sabrina Garcez (Republicanos), afirmou que a aprovação inicial do Centraliza representa um passo significativo para a requalificação do centro de Goiânia. O projeto recebeu apoio tanto de comerciantes locais quanto de entidades técnicas.
“As várias emendas que foram apresentadas ao projeto da CCJ aprimoraram significativamente a proposta. Essas mudanças foram bem discutidas pela prefeitura e pela sociedade civil”, explicou, ao esclarecer que foi acrescentado, por exemplo, a criação de TDCs para incentivar a preservação de imóveis históricos.
“Também estendemos os prazos de isenção de IPTU, igualando-os aos de estacionamentos. Essas modificações enriqueceram o projeto”, emendou.
Diálogo com a população
Na próxima semana será realizada uma reunião com os comerciantes do centro para discutir a pedestralização da Avenida Anhanguera. Confira algumas das mudanças propostas no relatório de Sabrina Garcez:
– Preservação das características Art Déco;
– Estímulo à adequação das calçadas, execução de fiação subterrânea e ações que desestimulem o transporte individual motorizado;
– Oferta de vagas de estacionamento para idosos e PcD;
– Regulamentação de ambulantes na Avenida Anhanguera e outras áreas;
– Isenção de 15 anos no IPTU de imóveis residenciais;
– Inclusão de lojas de instrumentos e acessórios musicais como beneficiárias de incentivos.