Para a infelicidade de muitos e alegria de outros, o frio que fez as baixas temperaturas em Goiás baterem recorde este ano está com os dias contados. A previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) aponta que as noites e manhãs geladas vão começar a perder força nesta semana, dando lugar às altas temperaturas durante o período da tarde.
Segundo o gerente do Cimehgo, André Amorim, a mudança deve fazer com que a umidade relativa do ar caia ao longo do dia, variando entre 21% e 30 %, integrando a faixa que pede atenção para os cuidados com a saúde, especialmente a hidratação.
“Em Goiânia, as mínimas devem marcar 16 °C, com máximas podendo chegar aos 31°C. Isso deve ocorrer durante a semana toda, com alguns municípios do interior atingindo temperaturas menores”, explicou André.
As principais quedas apontadas estão previstas para Rio Verde, Jataí, Luziânia e Cristalina. Nesses locais, os termômetros devem chegar aos 14 °C. A cidade de Anápolis terá um contexto parecido, com mínimas de 15 °C, enquanto Ceres terá a marca de 17 °C. A região do estado sinalizada como mais afetada pelo frio será o Leste, com mínimas de 13 °C.
“É bom aproveitar o frio que está atuando ainda esta semana, visto que na próxima semana a gente vai começar a observar um aumento na temperatura devido a uma bolha de ar quente que se forma no Paraguai”, concluiu o gerente.
Cidades batem recorde
Duas cidades do estado registraram a manhã mais fria do ano no último dia 29, conforme o Cimehgo. Chapadão do Céu registrou 10ºC e Jataí, 11,9ºC. As temperaturas caíram por conta da frente fria de origem polar que avançou sob o estado.