A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) deu início à Conferência Estadual da Advocacia de Goiás 2024 com uma cerimônia de abertura realizada no Teatro Goiânia na noite desta segunda-feira (3/6). O evento, que reúne advogados de todo o estado e de fora, tem como objetivo principal discutir os desafios e perspectivas da advocacia goiana, além de promover a união e o fortalecimento da classe.
A cerimônia de abertura do evento com apresentações culturais contou com a presença de autoridades locais, advogados renomados e representantes de diversas seccionais da OAB de Goiás e outros estados. Os debates e discussões abordarão temas como a defesa das prerrogativas dos advogados, o impacto das novas tecnologias no exercício da profissão e as estratégias para a ampliação do acesso à justiça estão na pauta dos debates.
O presidente da Seccional Goiana, Rafael Lara Martins, enfatizou a importância da união na advocacia. “Nossa força, seguramente, vem da nossa unidade e da legitimidade dos nossos propósitos, que é levar justiça às pessoas. Precisamos desta coesão para mantermo-nos assim: a advocacia unida constrói pontes para o acesso à justiça”.
Rafael Lara durante a abertura (Foto: divulgação)
O vice-presidente nacional da OAB, Rafael Horn, destacou a singularidade da Conferência Estadual da Advocacia. “Este evento é um momento único. A classe, de construir-se pontes e, principalmente, compartilhar conhecimento, para que possamos nos preparar para os desafios e, certamente, para o futuro. Assim, desejo a todos os colegas uma maravilhosa Conferência repleta de debates profundos e muitos aprendizados. Viva a educação brasileira, viva a OAB Goiás”, celebrou Horn.
Já secretária-geral da OAB-GO, Talita Hayasaki, ressaltou o papel transformador da advocacia durante o seu discurso. “A Advocacia é mais que uma profissão, é um chamado para a justiça, um pilar indispensável de uma sociedade justa e democrática. Que esta Conferência seja o palco de grandes discussões a moldar nosso sistema, e que através de análise crítica e aprimoramento de nossas habilidades, possamos fortalecer não apenas nossa prática jurídica, mas também contribuir para um ambiente mais justo e equitativo para todos, conscientes de que com capacitação elevamos o padrão e fortalecemos a confiança nas instituições jurídicas”, especificou.
A programação pode ser acessada aqui.
Apoio e Reconhecimento
O vice-governador do estado de Goiás, Daniel Vilela, enalteceu a importância da OAB-GO para o desenvolvimento da região central do país. “A OAB Goiás tem sido sempre consultada os temas pertinentes e o governador Ronaldo Gaiado sempre faz questão de enaltecer isso. Então, não poderia, nesse momento aqui, deixar de trazer novamente o nosso esforço, a nossa disposição de diálogo, de construção de um estado cada vez mais justo, de trazer também aqui o nosso reconhecimento de advocacia goiana, que faz um trabalho excepcional, que é uma conferência nacional, uma advocacia que nos dá muito orgulho e que com certeza tem sido fundamental na garantia dos direitos do cidadão, na garantia do nosso sistema democrático”, enalteceu o vice-governador do estado.
O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, que também compareceu a cerimônia de abertura, destacou igualmente a importância do evento para o desenvolvimento profissional dos advogados. “Em Goiânia, nós temos acompanhado todo o trabalho da nossa advocacia, para minha grande oportunidade, grande prazer estar aqui com vocês e dizer que essa conferência pode trazer-se grandes benefícios para o desenvolvimento profissional de cada um dos senhores e senhores. Que trabalham com pessoas precisando de ter alguém para ouvi-las e entendê-las. Que esses três dias de conferência sirvam para ampliar relacionamentos e inspirações mutuamente profissionais”.
Acolhimento e qualificação da Advocacia
O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Jacó Coelho, destacou a importância de discutir os novos rumos da advocacia. “A advocacia do futuro está sendo moldada por inovações que transformam a maneira como prestamos serviços jurídicos. A digitalização dos processos judiciais, aliada ao avanço da inteligência artificial, está abrindo novas oportunidades e desafios para os profissionais do direito”, afirmou.
O diretor-presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA), Rodrigo Lustosa, enalteceu a relevância do conhecimento e do estudo contínuo para a excelência na prática da advocacia. “A ESA-GO tem um compromisso firme com a capacitação dos advogados. Em uma conferência como esta, temos a oportunidade indispensável de alertar todos sobre a importância do estudo e do conhecimento para a melhor assistência dos profissionais à população. Tudo começa pelo conhecimento, e é através dele que podemos garantir uma advocacia mais justa e eficaz”.
A conselheira seccional e diretora de comunicação da OAB-GO, Chrissia Pereira, falou sobre a organização do evento e a escolha dos temas. “Pensamos nesse formato em cada detalhe, em cada palestrante. A recompensa está aqui, uma noite, e na visão que eu tenho daqui é de uma advocacia unida. Particularmente, esse momento representa o meu propósito, compromisso em compartilhar com a advocacia todo o trabalho que me propõe. Aliás, aqui no Teatro Goiânia é a primeira vez que estamos, mas também a primeira vez que tratamos de vários temas, como arte jurídica, inovações tecnológicas e sem esquecer, como disse o vice-presidente Lustosa, do bom direito”.
A Conferência Estadual da Advocacia de Goiás 2024
A abertura da Conferência Estadual da Advocacia de Goiás contou ainda com a palestra magna do ex-presidente da OAB Nacional, Marcus Vinícius Furtado Coelho, sob o tema: “A Advocacia Unida Constrói Pontes Para o Acesso à Justiça”. O advogado falou sobre a importância da união e do diálogo para o desenvolvimento da advocacia e aprimoramento da justiça.
O evento promete ser um marco na história da advocacia goiana, com uma programação repleta de palestras, debates e workshops que abordarão temas relevantes para a profissão. A união e o comprometimento dos advogados presentes demonstram a força da classe e o desejo de construir um futuro mais justo e equitativo para todos.