Alunos de Goiás alcançam média acima da nacional na redação do Enem
Nesta semana, o Ministério da Educação (MEC) divulgou dados sobre a média nacional da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023). Eles revelam que os alunos da rede pública estadual de Goiás alcançaram média acima da nacional com 573,8, enquanto a do Centro-Oeste foi de 568,4 e a nacional, de 567,8 pontos.
Para a avaliação da nota, o MEC aplica cinco critérios: o domínio da escrita formal da Língua Portuguesa; a compreensão do tema; organização das ideias; coesão e coerência; e, a proposta de intervenção. “Essas notas mostram a capacidade de entendimento e desenvolvimento do tema proposto na Redação do Enem, dos nossos estudantes e o relevante trabalho dos nossos professores”, afirma a diretora pedagógica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Alessandra Almeyda.
A média alcançada pelos alunos da rede estadual de Goiás na Redação do Enem cresceu no último ano, saltando de 549,1 pontos, em 2022, para 573,8, em 2023. “Avançamos mais de 24 pontos”, destaca a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli.
Nas demais áreas de conhecimento, a rede pública estadual goiana obteve boas notas. Em Ciências Humanas a média é de 496,5 pontos; Ciências Naturais, 473,0; Matemática, 503,0; e, em Linguagem e Códigos, 496,3 pontos.
Participação
Sobre a participação dos alunos das escolas públicas estaduais de Goiás no exame, os dados divulgados pelo MEC mostram, ainda, que o estado está entre os que mais tiveram estudantes inscritos no Enem em 2023, além de estar em segundo lugar, entre os de maior participação nas provas.
A secretária Fátima Gavioli destaca que “em meio aos bons resultados, a determinação do governador Ronaldo Caiado quanto à importância da promoção da equidade na Educação pública estadual que, desde 2019, busca garantir o acesso e condições de igualdade para os estudantes como missão principal do Governo de Goiás.”