Goiânia tem reforço na segurança com 345 novas câmeras de videomonitoramento
A Prefeitura de Goiânia anunciou nesta quinta-feira (27/6) que ampliou o Centro de Controle Integrado (CCI), adquirindo 345 novas câmeras de videomonitoramento para auxiliar na segurança da cidade. A capital agora passou a contar com 3.195 equipamentos do tipo instalados em ruas, avenidas, parques ambientais, praças, escolas e unidades de saúde. O CCI é operado na sede da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec), no Paço Municipal.
“Já temos mais de 3 mil câmaras conectadas na nossa CCI, operadas pela Guarda Civil Metropolitana e Secretaria Municipal de Mobilidade, junto com os técnicos da Secretaria de Ciência e Tecnologia. É um trabalho de parceria para que possamos, através da tecnologia, trazer mais segurança, paz e tranquilidade para as pessoas que andam na nossa cidade, para quem trafega nas nossas vias públicas”, disse o prefeito Rogério Cruz.
As imagens geradas pelas câmeras são acompanhadas em tempo real pelos agentes que trabalham no CCI. “A Sictec atua trazendo para o Centro de Controle Interno o monitoramento das câmeras. A Guarda Civil, por meio de seus agentes presentes no CCI, aciona as unidades de rua, com base nas ligações recebidas pelo número 153 e das ocorrências geradas pelas câmeras. E no caso da Mobilidade, os agentes utilizam as câmeras para realizar a fiscalização e autuação de trânsito, como multas por estacionamento irregular, falta de cinto de segurança, uso do telefone celular, conversão irregular e demais infrações”, explica o técnico do CCI, Raphael Moreno.
Segundo confirmou o Sindicato das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (SIESE), um convênio Público-Privado foi estabelecido para ampliar o monitoramento, possibilitando o acesso do CCI a câmeras privadas externas voltadas às ruas. A parceria inclui ainda o uso de software de inteligência artificial para detectar placas, pessoas e objetos suspeitos, visando aprimorar a segurança e auxiliar os órgãos de segurança pública.
Todas as empresas privadas filiadas ao SIESE-GO estão colaborando para fornecer essas imagens, possibilitando a instalação de aproximadamente mil novas câmeras por mês. O objetivo é que, em um futuro próximo, todas as ruas da cidade estejam monitoradas, aumentando a segurança de Goiânia a cada dia.
Cidade Inteligente
Além dos investimentos no Centro de Controle Interno (CCI), a prefeitura lançou o programa Goiânia Conecta na segunda-feira (24/6), que inclui pontos de internet gratuita pela cidade.
“Já são mais de 30 pontos de internet grátis da Prefeitura de Goiânia, Wi-Fi gratuito. Estamos agora espalhando esses pontos, e teremos mais 20 ainda para ser instalados aqui na cidade de Goiânia, e, principalmente, voltados ao Centro de Goiânia. Isso é bom para a segurança do cidadão, a segurança das pessoas que andam na cidade e que querem se sentir bem junto à sua família ao passear por Goiânia”, explica Rogério Cruz, ao citar também as novidades do aplicativo Goiânia 24h, que, além dos agendamentos da Saúde, a partir de agora possibilita a compra de bilhetes de estacionamento da Área Azul e ingressos para o Zoológico.
“Estamos conseguindo incluir todas essas novidades para Goiânia se tornar cada vez mais uma cidade inteligente. Então, estamos disponibilizando agora a rede Wi-Fi pública, os IoTs para a inteligência artificial fazer leitura de temperatura, umidade, e inteligência artificial para nos ajudar com relação a leitura de placa, aglomeração de pessoas e muito mais benefícios”, diz a superintendente de Inovação Ciência e Tecnologia da Sictec, Jordana Vilela.