Goiânia é a 2ª capital brasileira com melhor qualidade de vida
Goiânia é a segunda capital brasileira com melhor qualidade de vida. É o que aponta um estudo inédito divulgado nesta quarta-feira (03/07), com base no Índice de Progresso Social (IPS), uma metodologia internacional que calcula o bem-estar da população a partir de dados oficiais, em todas as cidades brasileiras. Em primeiro lugar no ranking, ficou Brasília (DF). Depois de Goiânia, aparecem Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR).
O levantamento filtrou mais de 300 indicadores até chegar a 52, entre órgãos oficiais e de institutos de pesquisa, como o DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel e CadÚnico. Os únicos dados inéditos foram os dois produzidos pelo Mapbiomas, sobre áreas verdes e disponibilidades de praças.
O IPS é dividido em três dimensões principais: Necessidades Humanas Básicas; Fundamentos para o Bem-estar; e Oportunidades. Cada uma delas tem quatro componentes, e formam a média final. Mas cada componente é formado por alguns (normalmente de três a cinco) indicadores, com pesos entre eles. Por exemplo, no componente de segurança, o dado de taxa de homicídio tem peso maior que o de morte de jovens.
De acordo com o estudo, a seleção dos indicadores priorizou os mais recentes de boa qualidade e produzidos anualmente, já que o IPS será atualizado a cada ano, o que afastou o uso de números do Censo. Os pesquisadores também evitaram dados com padronizações diferentes entre estados e de alta subnotificação, o que é comum em números de segurança e explica a falta de estatísticas de roubos e furtos.
Confira, abaixo, o ranking das capitais:
1. Brasília (DF)
2. Goiânia (GO)
3. Belo Horizonte (MG)
4. Florianópolis (SC)
5. Curitiba (PR)
6. São Paulo (SP)
7. Cuiabá (MT)
8. Campo Grande (MS)
9. Palmas (TO)
10. Aracaju (SE)
11. Teresina (PI)
12. Vitória (ES)
13. Porto Alegre (RS)
14. Rio de Janeiro (RJ)
15. São Luís (MA)
16. João Pessoa (PB)
17. Natal (RN)
18. Fortaleza (CE)
19. Manaus (AM)
20. Salvador (BA)
21. Recife (PE)
22. Boa Vista (RR)
23. Rio Branco (AC)
24. Belém (PA)
25. Maceió (AL)
26. Macapá (AP)
27. Porto Velho (RO)