Governador destaca manutenção na queda da criminalidade em Goiás
O governador Ronaldo Caiado divulga nesta segunda-feira (8/7) os indicadores criminais em Goiás no primeiro semestre de 2024 em um comparativo com 2023. O governador, no entanto, adiantou que o levantamento, feito pelo Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO), revelou uma queda contínua dos índices. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual apresenta ainda o balanço das ações das forças de segurança do estado.
Em abril Caiado divulgou dados comparando o intervalo entre os meses de janeiro a março deste ano, com o mesmo período do ano passado. O levantamento em questão mostrou queda em todos os índices criminais, com maior redução no número de roubos de carga, com 92%.
Na sequência, estavam roubo de veículo, roubo a comércio e furto a transeunte, com diminuição de 34%. Os casos de roubo a transeunte haviam caído 33% e os de feminicídios reduzido 31%. As informações também tinham como fonte o Observatório de Segurança Pública do Estado, conforme diretrizes do Plano Nacional de Segurança Pública.
Na ocasião, Caiado afirmou que o estado priorizava o combate a crimes violentos, para garantir tranquilidade ao cidadão. Para ele, os números refletiram a integração das forças de segurança: “Nossas polícias trabalham em conjunto. Isso acontece quando há uma política pública séria, austera. Assim temos o que mais interessa: resultado concreto e segurança para a população”, disse na época.
Outro destaque do balanço era que 165 municípios não haviam registrado nenhum homicídio de janeiro a março deste ano. Também não havia nenhum caso de roubo a banco. “A polícia goiana como um todo têm cumprido sua função, dentro dos limites da lei, e a população reconhece”, complementou Caiado.