Comemoração do Dia dos Pais deve levar 80% dos goianiense as compras
A comemoração do Dia dos Pais em 2024 deve levar mais de 650 mil consumidores goianienses às compras na capital (80%). As informações são de um levantamento conduzido pela Câmara de Dirigentes Lojistas Goiânia (CDL). A sondagem também revelou que um dos principais motivos para quem não pretende participar da comemoração é a falta de alguém para presentear.
O valor médio gasto por presente será em torno de R$ 167, com a compra de dois produtos por consumidor. Considerando a população economicamente ativa, sem incluir o comércio de turismo ou outras compras, cerca de R$ 111 milhões devem ser injetados na economia local.
Em comparação com 2023, a maioria dos entrevistados afirmou que pretende gastar o mesmo valor este ano. “No último mês, tivemos uma ligeira queda na inadimplência em Goiânia – fator que beneficia o comércio na data. Além disso, o indicador de confiança do consumidor subiu 1,9 ponto em junho, atingindo 91,1 pontos. Esses fatores, somados a outros pontos positivos no sentido econômico, nos indicam que as próximas datas comemorativas sejam ainda mais movimentadas”, explica Geovar Pereira, presidente da CDL Goiânia.
Os participantes da pesquisa indicaram que os itens de vestuário e calçados serão os mais procurados (68%), seguidos por perfumes, cosméticos e itens de cuidados pessoais (24%).
Locais, formas de pagamento e data da compra
Mais da metade dos consumidores goianienses (76%) planejam fazer suas compras presencialmente. Destes, 68% pretendem ir aos shoppings, 26% às lojas de rua e 6% ainda não decidiram. Um fator apontado como decisivo na efetivação da compra é a oferta de melhores preços e promoções (74%), seguido pela localização da loja (25%). Já os que preferem comprar online devem acessar diretamente os aplicativos de e-commerce das empresas. Em ambos os casos, 83% afirmaram que farão pesquisas de preços antes de ir em busca dos presentes.
Os itens escolhidos para o Dia dos Pais serão pagos preferencialmente à vista. Neste caso, o Pix, dinheiro e cartão de débito serão os mais utilizados (32%). Para os que pagarão as compras em modalidade parcelado, o cartão de crédito representa quase 100% da preferência dos consumidores.