Feira de comércio exterior espera reunir 3 mil participantes em Goiânia
Começou nesta terça-feira (27/8) e segue até quinta (29/8) a edição 2024 da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), considerada a maior feira de internacionalização de negócios do País.
O evento é promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), por meio da Câmara de Comércio Exterior (Comex-Acieg), e Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, de Serviços, de Tecnologia, de Turismo e do Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest), com correalização do Governo de Goiás, e parceria com entidades empresariais, terceiro setor e poder público. A expectativa dos organizadores é que mais de 3 mil pessoas visitem o evento no Centro de Convenções de Goiânia.
Nos três dias de programação, a Feira pretende reunir mais de 170 expositores de diversos países e dos sete estados que compõem o Consórcio Brasil Central (Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão e Rondônia). “O nosso objetivo é criar um ambiente propício para negociações entre empresas, embaixadas e governos. Queremos fomentar a expansão do setor produtivo e incentivar a ampliação dos negócios, que tem como consequências a criação de empregos e a geração de renda”, destaca o presidente da Acieg, Rubens Fileti.
Com o tema “O Brasil Central e a geração de negócios com o mercado global”, a Ficomex, que já foi realizada em anos anteriores, agora foi ampliada e será dividida em três eixos: negócios, políticas públicas e educação. A programação ocorrerá em um espaço de 14 mil m², no Centro de Convenções de Goiânia, e contará com palestras, rodadas de negócios, workshops e exposição de produtos e serviços. Também será palco da Agenda Espaço Global e da Arena Banco BRB, com importantes discussões pertinentes à ampliação dos negócios brasileiros a nível internacional.
“Nós vamos reunir três eixos: negócios, educação e políticas públicas e em um só local, durante três dias. É um tripé muito forte, que vai dar todo o subsídio e segurança para que o empresário faça negociações e saia dali com novas perspectivas para o seu projeto”, ressalta Fileti.
Países e representações na feira
São esperadas participações de diversos segmentos do setor produtivo, empresários, Câmaras de Comércio Exterior, Embaixadas, Universidades, além de órgãos dos governos federal, estaduais e municipais. De outros países, já confirmaram participação representantes de Embaixadas e Câmaras de Comércio, além de empresários da América do Sul, América do Norte, Ásia, África e Europa.
– América do Sul: Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela;
– América Central: El Salvador e Trinidad e Tobago;
– América do Norte: Canadá, Estados Unidos e México;
– Europa: Bélgica, Espanha e Hungria;
– África: África do Sul, Angola, Botswana, Egito, Gana, Guiné, Mali, Quênia, Sudão, Tanzânia e Tunísia;
– Ásia: Arábia Saudita, Bahrein, Camboja, Catar, Emirados Árabes Unidos, Índia, Indonésia, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Nepal, Omã, Tailândia, Palestina, Singapura e Timor Leste.
Workshops Setoriais
Dentro da programação da Ficomex serão realizados Workshops Setoriais, com importantes discussões associadas aos principais setores da economia do Consórcio Brasil Central. São eles: Agroindústria, Gente e Gestão, Energia, Farmoquímico, Inovação e IA, Logística, Meio Ambiente, Mineração, Serviços, Smart Cities, Social, Téxtil e Moda, Turismo.
Haverá, ainda, participação de diferentes Universidades e Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado para garantir a produção e a troca de conhecimentos durante o evento. Entre as atividades previstas figuram a participação de palestrantes e pesquisadores de renome de diferentes segmentos. Entre as instituições de Ensino Superior já confirmadas estão Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Paulista (Unip) e Centro Universitário Alves Faria (Unialfa).
Rodadas de Negócios
As Rodadas de Negócios vão ocorrer durante a programação do evento, em horários previamente agendados pela organização e empresas participantes. “Será uma oportunidade única para os empresários mostrarem produtos e serviços, contatar parceiros, criar networking e realizar bons acordos. Para aqueles que querem expandir os negócios ou para aqueles que gostariam de exportar, mas ainda não conheciam possíveis interessados. É mais uma porta que a Ficomex está abrindo para o empresariado aproveitar”, ressalta o presidente da Câmara de Comércio Exterior da Acieg, Getúlio Faria.
Serviço
Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex)
Data: 27 a 29 de agosto de 2024
Local: Centro de Convenções de Goiânia – Rua 4, nº 1.400, Setor Central, Goiânia
Realização: Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) e Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, de Serviços, de Tecnologia, de Turismo e do Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest)
Correalização: Governo de Goiás
Mais informações, inscrições e programação completa: ficomex.acieg.com.br