Pesquisa Serpes: Mabel, Vanderlan e Adriana aparecem tecnicamente empatados
Nova pesquisa serpes mostra apesar de serem os mesmos candidatos da corrida eleitoral em Goiânia, as peças do tabuleiro mudaram de lugar. Divulgada na noite desta sexta-feira (6/9), a terceira rodada da pesquisa Serpes mostra que, até agora, a disputa pela Prefeitura da capital será mesmo entre o ex-deputado federal Sandro Mabel (UB), que aparece com 20,5% das intenções de voto; o senador Vanderlan Cardoso (PSD), que está com 20%; e a deputada federal Adriana Accorsi (PT), cuja preferência é de 19,1%. Os percentuais indicam, segundo o levantamento, um empate técnico.
O que mudou, em comparação à última pesquisa do Instituto, é que, em três semanas, Mabel cresceu 5,2 pontos porcentuais em intenções de voto. É que Na rodada anterior, divulgada em 16 de agosto, Adriana aparecia com 22,8%, Vanderlan, com 21,1% – ambos em empate técnico -, e Mabel com 15,3%.
Os quatro demais pré-candidatos têm menos de dois dígitos, mas o prefeito Rogério Cruz (SD) passa à sexta colocação, com queda de 5,3 pontos porcentuais. O ex-deputado estadual Fred Rodrigues (PL) aparece com 9,3%, oscilando para cima 3,5 pontos. O jornalista Matheus Ribeiro tem 6,2%, com variação positiva de 3,4 pontos. Cruz alcança 3,7% e o professor Pantaleão (UP), apenas 0,7%.
Os votos nulos somam 2,5%, com queda de 6 pontos. Os eleitores indecisos representam 18,1%, agora em porcentual maior do que antes (13,3%). Os dados são da pesquisa estimulada, quando uma cartela com os nomes dos sete candidatos é apresentada ao eleitor.
Realizado dos dias 3 a 5 de setembro, o levantamento, que já mede os reflexos da propaganda eleitoral no rádio e na TV, com início em 30 de agosto, foi encomendado pelo jornal O Popular. O instituto Serpes ouviu 601 eleitores. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral (protocolo GO-07357/2024).