Goiânia ocupa o terceiro lugar entre as cidades com mais de 150 dias sem chuvas
A estiagem em Goiânia completa 150 dias neste sábado (21/9) segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Segundo o gerente do Cimehgo, André Amorim, as expectativas de chuvas para a capital permanecem muito baixas.
“A probabilidade de ocorrência de chuva é muito baixa. O que que ocorreu nos últimos dias? Nós tivemos um pouquinho de umidade, essa umidade favoreceu e criou-se umas áreas de estabilidade, mas não cessou o período de estiagem, tanto é que o sol está aí arrebentando de quente”, comenta.
Para o final de semana e a próxima semana, a previsão ainda é de tempo seco, céu claro e muito calor. Segundo a coordenadora do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Elizabeth Alves, a temperatura pode chegar a 38°C em Goiânia neste fim de semana.
“Depois de 29 de setembro começa a ter mudanças, favorecendo a chegada de umidade e das chuvas, principalmente na região Sudoeste do Estado”, explica. O instituto prevê que a capital passa a ter melhores chances de ver a primeira chuva entre os dias 30 de setembro e 5 de outubro, com a chegada de uma frente fria.