Serpes: Indica segundo turno entre Mabel e Adriana em Goiânia
A quatro dias da eleição que irá definir o nome que vai administrar Goiânia pelos próximos anos, um novo levantamento do Instituto Serpes indica segundo turno entre Sandro Mabel (UB) e Adriana Accorsi (PT). Segundo a quinta rodada da pesquisa, divulgada nesta sexta-feira (4/10), enquanto o empresário aparece com 26,8% das intenções de voto, a deputada federal tem 22,5%.
A surpresa, no entanto é o desempenho do ex-deputado estadual Fred Rodrigues (PL), que subiu 10,2 pontos porcentuais em relação ao levantamento divulgado em 20 de setembro e aparece em terceiro lugar, com 17% das intenções de voto.
O senador Vanderlan Cardoso (PSD) aparece com 11,3%, enquanto os três demais têm menos de dois dígitos: o jornalista Matheus Ribeiro (PSDB) alcança 5,7%; o prefeito Rogério Cruz (SD), 2%; e o professor Pantaleão (UP), 0,5%.
Os dados são da pesquisa estimulada, quando uma cartela com os nomes dos sete candidatos é apresentada ao eleitor. Diante das indicações, 10,3% ainda se disseram indecisos e 4% pretendem anular o voto.
Possíveis cenários
O instituto Serpes também perguntou ao eleitor quem ele acha que ganhará as eleições para o Paço Municipal, independentemente de seu voto: 39,3% responderam Mabel. Adriana foi citada por 16,6% e Fred, por 12,8%. Vanderlan é aposta para apenas 9,8%, Matheus para 2,5% e Rogério para 1%. Não houve citações a Pantaleão. Outros 18% dos entrevistados não responderam.
Em outra questão, o eleitor foi perguntado sobre qual é o candidato mais preparado para lidar com os problemas de Goiânia. Mabel também está em primeiro lugar, com 30,1%. Adriana é o nome com maior preparo para 19,5% e Vanderlan, para 14,8%. Fred fica em quarto lugar, citado por 11%. Matheus e Rogério têm 2,8% e 2%, respectivamente. Pantaleão novamente não teve citação. Os eleitores que não responderam somam 10,5% e aqueles que indicaram nenhum deles representam 9,3%.
O instituto também apurou segunda opção de voto dos eleitores: Mabel é alternativa para um quarto (24,8%). Adriana é citada por 15,8%, Fred por 12,5% e Vanderlan por 11,5%. Matheus tem 7,7%. Rogério e Pantaleão, aparecem com 1,2% e 0,8%.
A pedido do jornal O Popular, o Serpes ouviu 601 eleitores. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral (protocolo GO-04964/2024), conforme determina a legislação.