Desfile cívico-militar marca celebração aos 91 anos de Goiânia
A capital goiana celebrou os seus 91 anos com um desfile cívico-militar, nesta quinta-feira (24/10), na Avenida 24 de Outubro, em Campinas. A apresentação reuniu autoridades municipais e estaduais, integrantes da Marinha, Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Polícia Técnica Científica e Guarda Civil Metropolitana.
Representando o Executivo municipal, o chefe de gabinete da prefeitura de Goiânia, José Firmino, resgatou a importância da comemoração. “É uma demonstração de orgulho da nossa cidade, de sermos goianos e goianienses”, frisou, ao lembrar o compromisso da prefeitura em realizar o evento para levar alegria às famílias, em especial às crianças.
Com olhar atento, a população presente acompanhava o desfile e aplaudia os participantes. É o caso da aposentada Maura Ramos, que chegou cedo para não perder nada. “Tem três anos que moro em Goiânia. Mudei de Crixás para cá para ficar mais perto das minhas filhas. E, sempre que posso, venho ver o desfile. Gosto muito dessa cidade e minha vida agora é aqui”, compartilhou.
Maria da Paz, dona de casa, assiste ao desfile do aniversário de Goiânia há mais de 20 anos. “Cresci nessa cidade e morei minha infância toda aqui em Campinas. Esse bairro tem muito da história da minha vida e daqui de Goiânia. Desejo só coisas, que seja uma cidade sempre em crescimento”, disse.
A programação preparada pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), incluiu o início do projeto “Sábado Tem Museu”, no dia 19 de outubro, no Museu Frei Confaloni. A iniciativa apresenta, de forma guiada, a cultura e a história guardada nos museus da cidade. Na segunda-feira (21/10), os goianienses puderam conferir o pré-lançamento exclusivo para Goiânia do longa metragem nacional “O voo do Anjo”, filme resultado de um projeto vencedor no edital de audiovisual em 2023 da Lei Paulo Gustavo da Prefeitura de Goiânia.
Nesta quarta-feira (23/10) foi a vez do Teatro Goiânia abrir as portas para o concerto “Aniversário de Goiânia”, apresentado pela Orquestra Sinfônica de Goiânia e pelo Coro Sinfônico, sob regência da maestra Katarine Araújo.