Feira de Santana amplia programa Aprendiz Feirense inspirado no Goiás Social
A Prefeitura de Feira de Santana, na Bahia, lançou nesta terça-feira (29/10), a ampliação do Jovem Aprendiz Feirense – iniciativa que visa possibilitar que estudantes possam ter uma experiência no mercado de trabalho enquanto continuam focando nos estudos. A convite do prefeito Colbert Martins, a primeira-dama do Estado de Goiás e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, esteve na cidade para prestigiar o evento.
Na ocasião, a administração municipal apresentou resultados já conquistados, visto que, em Feira de Santana, o programa foi lançado em 2023, com a oferta da qualificação profissional para 100 estudantes da rede municipal de ensino. Agora, a iniciativa expandiu sua capacidade de 600 para 1 mil jovens.
Gracinha Caiado, que é natural de Feira de Santana (BA), comemorou o resultado do programa, que assim como o Aprendiz do Futuro, também tem parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Demà by Renapsi). “O governador Ronaldo Caiado e todos nós do Goiás Social temos trabalhado todos os dias para romper com o ciclo da pobreza. Porque as pessoas que vivem em dificuldade não querem favor. Elas querem ferramentas e oportunidade. E é isso que o prefeito Colbert também está fazendo aqui hoje. Porque só existe cidadania, autonomia e independência através da educação”, elogiou.
“Há um ano começamos esse projeto, a quem agradecemos a primeira-dama de Goiás que nos deu total apoio para trazermos para nossa cidade esse programa voltado a nossa juventude. Hoje autorizo que o Jovem Aprendiz Feirense atenda até mil jovens”, disse o chefe do Executivo Municipal. Além disso 5 jovens do programa serão selecionados para fazer um intercâmbio em Barcelona na Espanha em 2025.
O Programa Jovem Aprendiz Feirense é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana, que visa proporcionar oportunidades de qualificação profissional e inclusão social para adolescentes e jovens entre 14 e 21 anos, que frequentam a rede municipal de ensino ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e tenham renda per capita de até 2 salários mínimos. Os estudantes recebem salário mínimo/hora, décimo terceiro salário, férias remuneradas, vale transporte em áreas com transporte público, seguro de vida, uniformes e crachás.
Assim como o Aprendiz do Futuro, o objetivo do Jovem Aprendiz Feirense é que os jovens participantes possam conciliar trabalho e estudos, visando reduzir a evasão escolar e garantindo o seu desenvolvimento social e a formação cidadã.