Goiás e outros 14 Estados estão em alerta para chuvas intensas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo por perigo de chuvas intensas para Goiás e outros 14 Estados. A previsão é de precipitações a 50 mm/dia e ventos que podem atingir velocidade de até 60 km/h.
Para Goiás, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e trechos de São Paulo e Minas Gerais, o alerta vai até segunda-feira (4).
Já no Acre, Amazonas, Pará e trechos da Bahia, o aviso termina neste sábado (20). Este também vale para o Espírito Santo e as regiões do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Para domingo (3), o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) prevê 30 mm de chuva na região Oeste, 35 mm na Norte e Leste, 40 mm na Sudoeste e Central, e 50 mm na região Sul. As temperaturas devem oscilar de 17º (Leste) a 36º (Norte e Oeste).
“Ainda com sol e variação de nebulosidade, a combinação calor de umidade vai propiciar pancadas de chuvas irregulares em nosso Estado, que poderão ser volumosas em algumas localidades e vir no formato de tempestades, acompanhadas de rajadas de vento e descargas atmosféricas”, narra o Cimehgo.
O órgão também emitiu um alerta para risco potencial de formação de áreas de instabilidades no formato de tempestade. Estas podem gerar chuvas de 30 mm/h ou até 60 mm/dia, com rajadas de vento de 40-60 km/h.
Já Goiânia tem previsão de 12 mm, com mínima de 19ºC e máxima de 31ºC. O Centro fala em “sol, variação de nebulosidade e pancadas de chuvas isoladas”.