O governador Ronaldo Caiado (UB), confirmou nesta sexta (16) que irá ao ato organizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no dia 25, na Avenida Paulista, em São Paulo. Ele se soma a Tarcísio de Freitas (Republicanos) e a parlamentares da oposição que pretendem apoiar o evento em que Bolsonaro pretende se defender das suspeitas de que teria se envolvido na suposta tentativa de golpe de Estado.
Caiado afirmou que estará presente como aliado político de Bolsonaro, destacando que o evento será pacífico e visa dar voz ao ex-presidente, que está sob investigação da Polícia Federal. “Como aliado político, estarei presente no momento em que o ex-presidente Bolsonaro conclama a população para ouvir seus argumentos”, disse em entrevista ao Estadão.
Ronaldo Caiado busca o apoio de Bolsonaro para sua possível candidatura à sucessão presidencial em 2026, e já foi apontado por pesquisa como um nome forte para concorrer ao Planalto. Ele enfatizou que o ato do dia 25 não é contra ninguém, conforme ressaltado por Bolsonaro em seu chamamento. O governador destacou que “ele quer uma oportunidade para falar ao Brasil e eu estarei ao lado dele”.
Apesar de terem rompido politicamente em 2020 devido a divergências no início da pandemia, Caiado e Bolsonaro se reaproximaram no mesmo ano.
No vídeo em que convocou a manifestação, Bolsonaro fez um apelo aos seus seguidores solicitando que não levem cartazes ou faixas “contra quem quer que seja” à manifestação da Avenida Paulista, em receio por retaliações adicionais do STF. Além disso, ele incentivou as pessoas que comparecerem usando as cores da bandeira do Brasil.
O ex-presidente expressou o desejo de capturar uma “fotografia” durante o evento para “mostrar ao Brasil e ao mundo” a união do povo brasileiro, as suas preocupações e o compromisso com os valores de “Deus, pátria, família e liberdade”. O vídeo foi compartilhado por congressistas que apoiam Bolsonaro, amplificando a convocação para o ato.